Os últimos meses trouxeram alterações de fundo a inúmeras empresas um pouco por todo o mundo. Devido à pandemia, a adoção imediata do teletrabalho não deixou apenas as ruas desertas, mas também milhares de metros quadrados de dispendiosos espaços de trabalho.
À medida que o mundo aprende a viver com este condicionalismo, repensam-se abordagens à forma como cada profissão pode contribuir com resultados idênticos ou melhores que no período pré-pandemia.
Para tal, muito contribuíram os enormes avanços tecnológicos no campo das ferramentas de gestão de equipas, reuniões remotas, gestores de tarefas e conteúdo, bem como a expansão da internet de banda larga. É um mundo novo, que se viu forçado a acelerar a adoção de uma tendência que já registava franco crescimento.
Chegada a hora de redefinir a abordagem à economia digital, partilhamos algumas sugestões para escolher um escritório à dimensão das suas renovadas necessidades.
A localização já não é tudo
Se outrora a tendência era a de ocupar um lugar estratégico central que oferecesse maior visibilidade à sua empresa, esses tempos podem não voltar.
O escritório é agora encarado como um elemento transitório, onde funcionários poderão surgir pontualmente para dar a sua contribuição, sendo esta assente numa forte componente remota. Assim sendo, talvez tenha chegado o momento de ponderar a aquisição de um escritório numa localização que agrade à maioria e cujos gastos sejam menores.
A concorrência local ainda importa?
Dependendo do setor de atividade, a resposta é também ela adaptada a cada necessidade. As empresas que funcionem apenas no meio digital não sentirão tanto este efeito. Já aquelas que necessitam de interagir num espaço físico podem não ter outra opção.
Considere se a concorrência segue uma tendência de descentralização ou se terá de continuar a fazer a sua presença sentida no local.
Um espaço à medida
Se uma parte da sua equipa já não tenciona regressar ao escritório, ou se apenas o fará pontualmente, é chegado o momento de ponderar uma dimensão adaptada às necessidades.
Existem inúmeros escritórios disponíveis no mercado atualmente, por valores cada vez mais apelativos. A grande questão deverá assentar na expetativa de crescimento para os próximos anos. Felizmente, as melhores plataformas de imobiliário online permitem visitar um espaço virtualmente na comodidade da sua casa. Desta forma, elimina facilmente todos aqueles que não se adequam aos seus critérios e pode facilmente encontrar aqueles perfeitos para si.
O acesso a visitantes e clientes
A sua empresa recebe visitantes frequentes? Os seus clientes costumam-se deslocar ao seu espaço? Nesse caso, pode considerar um espaço mais apelativo e relevante que dê uma imagem positiva da sua empresa. Desta forma, irá beneficiar da perceção que estes visitantes terão do seu negócio.
Um escritório é frequentemente a cara da empresa. Independentemente do seu modelo de negócio ou da relação que tem com aqueles que adquirem os seus produtos, o investimento num espaço moderno e que fale da sua marca pode levá-lo a novos voos.
Dificilmente voltaremos a considerar o mundo do trabalho conforme o conhecíamos em 2019. No âmbito das mudanças profundas que se verificaram em praticamente dois anos de pandemia, muitos profissionais já ponderam apenas posições remotas.
Independentemente dos desafios que todos os envolvidos enfrentam nesta adaptação, uma conclusão há a retirar: um espaço desajustado é um desperdício de recursos que qualquer empresa deve agora repensar em detalhe.