Os seis piores erros a evitar numa entrevista de trabalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O nervosismo e a vontade de corresponder ao que se imagina ser o procurado podem levar a que numa entrevista de emprego partilhemos pouco do que somos e queremos ser enquanto profissionais. Do mesmo modo, o cansaço e desmotivação podem levar a que não vejamos com entusiasmo uma entrevista de trabalho. Nenhum destes cenários deve transparecer no momento em que estamos com o recrutador.

Tem em conta que o mais importante será sempre manteres-te fiel a quem realmente és, não forces uma postura que não é verdadeira e procura uma forma de criar empatia com o recrutador.

Adicionalmente, devemos evitar as seguintes situações:

1.     Não saber nada sobre o cargo e empresa: A chegada a uma entrevista sem saber ao que nos propomos revela falta de interesse e dedicação, características com as quais não queremos habitualmente lidar. Menos ainda quando é necessário desenvolver trabalho em equipe, como acontece em várias funções. Deves realizar uma pesquisa sobre a organização, a sua posição no mercado, o cargo a que te candidatas e saber dizer porque és a melhor pessoa para o ocupar.

2.    Comentários negativos sobre empregos anteriores: isto mostra falta de lealdade e até ingratidão. Quando estamos numa entrevista de emprego, devemos apreciar a oportunidade, mas é desnecessário mostrar rancor em relação o passado… não é isso que expõe a valorização da empresa a que te candidatas e também não mostra nada de bom sobre ti, enquanto candidato. Quando surgem perguntas em entrevistas de trabalho sobre os cargos anteriores, devemos focar-nos no trabalho e competências desenvolvidas.

3.    Não saber responder a perguntas sobre ti mesmo: Atualmente temos meios e processos variados para criar uma distintiva marca pessoal. Ao estarmos conscientes de quem somos, do que fizemos durante o percurso profissional percorrido e qual o caminho que pretendemos seguir, não será difícil responder a questões sobre nós mesmos. Antes de qualquer entrevista de trabalho devemos parar para pensar em quem somos e em quem queremos ser. Uma resposta genuína, sem necessidade de recorrer a clichés, vai ficar na memória do recrutador.

4.    Levar respostas (demasiado) preparadas: Para além de perderes a genuinidade, não vais saber o que responder se o recrutador fugir às perguntas de entrevista imaginadas. Olhar para a entrevista com seriedade, mas também como uma conversa é uma boa forma de não nos assustarmos no processo de recrutamento.

5.   Atenção às perguntas que colocamos aos recrutadores. Talvez não seja boa ideia questionar sobre o salário, nem mesmo sobre horários na primeira entrevista. Num primeiro contacto devemos mostrar entusiasmo em relação ao trabalho e não às condições. Estas serão apresentadas noutra fase do processo. Se quiseres fazer perguntas, por que não “Como é um dia habitual de trabalho aqui?”.

6.  Mentir em relação à experiência profissional: Dizeres ter experiência que não tens, ou assumires ter capacidades que não estão desenvolvidas é um risco. Para além de uma tentativa de enganar o recrutador, estás a complicar o processo para ti também. Deve existir sinceridade, valorização do trabalho que efetivamente se realizou e ser entusiasta em relação ao que não se sabe, ainda, fazer – mostrando que se quer aprender!

Mariana_Neto_Carmo
Mariana Neto Carmo
Marketing Analyst

Preparado para te candidatares às ofertas de emprego que temos para ti?

logo_blackx300

Quero estar a par das novidades

A Multipessoal poderá utilizar a informação que partilhas para te contactar sobre novidades ou campanhas de marketing. Por favor, confirma o teu interesse:
Podes cancelar a subscrição da newsletter a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails. Para obteres informações sobre a nossa Política de Privacidade, visita o nosso website.

Usamos o Mailchimp como plataforma de marketing. Ao clicares abaixo para subscrever, a informação será transferida para o Mailchimp para processamento.
logo_blackx300

Estamos totalmente disponíveis para resolver qualquer questão, basta entrar em contacto connosco!