O que é e como desenvolver o Employer Branding

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Numa altura em que as palavras de ordem nos recursos humanos e recrutamento são a captação e retenção de talento, e o turnover e desajustes no mercado crescem, importa entender o que é o employer branding e como pode este conceito ser trabalhado para ter uma usabilidade visível.

O employer brading é o conjunto de ações tomadas para gerar no mercado uma imagem positiva da organização. Tem vindo a mostrar a sua importância pelo cenário competitivo de falta de profissionais de diferentes perfis no mercado, nas mais variadas áreas. Para além disso, funciona também como uma medida de prevenção do turnover uma vez que qualquer colaborador tem preferência por uma empresa com bom posicionamento.

Atualmente 73% das pessoas que procuram trabalho, fazem-no passivamente (segundo estudo do LinkedIn) e quanto melhor uma determinada marca se conseguir apresentar e fazer notar, mais recetividade terá ao apresentar-se e mais interesse captará por parte dos profissionais. Daí que seja uma necessidade básica que os empregadores trabalhem no employer branding.

Para as empresas que pretendem desenvolver o seu employer branding de forma ativa é necessário que se pondere uma estratégia na qual seja claro o principal objetivo desta ação. A atuação não será igual quando se pretender chamar a atenção de novos colaboradores ou quando se está focado em manter o equilíbrio orgnânico, isto é, reter talento já contratado. Do mesmo modo, é necessário ter consciência de realidades e objetivos mensuráveis – como as questões financeiras; e não mensuráveis – como a cultura empresarial. Depois, é necessário considerar a base de qualquer campanha que se pretenda fazer: a comunicação.

A comunicação deve ser totalmente adaptada ao target que a organização pretende trabalhar e a identificação da persona deve ser clara. Só assim se responde verdadeiramente às necessidades do público que se pretende atrair. E se, por exemplo, os colaboradores já integrados na organização conhecem as instalações da empresa e o seu dia-a-dia habitual, um novo profissional terá interesse em conhecer detalhes da realidade empresarial como estes. Outra medida interessante é a divulgação de testemunhos de funcionários, que tornam a abordagem mais humana e natural.

Importa então, para que exista um employer branding favorável à organização, que este se baseie numa estratégia consciente e trabalha em função dos objetivos e públicos a atrair.

Eduardo_Marques_Lopes
Eduardo Marques Lopes
Marketing & Communications Director

Preparado para te candidatares às ofertas de emprego que temos para ti?

logo_blackx300

Quero estar a par das novidades

A Multipessoal poderá utilizar a informação que partilhas para te contactar sobre novidades ou campanhas de marketing. Por favor, confirma o teu interesse:
Podes cancelar a subscrição da newsletter a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails. Para obteres informações sobre a nossa Política de Privacidade, visita o nosso website.

Usamos o Mailchimp como plataforma de marketing. Ao clicares abaixo para subscrever, a informação será transferida para o Mailchimp para processamento.
logo_blackx300

Estamos totalmente disponíveis para resolver qualquer questão, basta entrar em contacto connosco!