Mercado guiado pelos candidatos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O mercado de trabalho tem vindo a sofrer alterações. Se durante muito tempo, e em especial em períodos de crise crescente, o mercado era conduzido pelas empresas e pelo recrutamento, atualmente o mercado é candidate driven. Quer isto dizer que atualmente os próprios profissionais têm acesso a mais ofertas de emprego, conseguindo assim opção de escolha e maior margem de negociação em cada proposta de trabalho.

Daqui resulta uma gestão de talentos mais desafiante para as organizações. Os candidatos procuram condições adaptáveis a si e uma experiência de trabalho mais completa, pedidos aos quais as organizações devem responder de forma equilibrada e justificada. Caso os candidatos a determinadas funções não encontrem o que consideram necessário na organização que integram, sabem existir mercado disponível para poderem mudar. Esta é uma realidade cada vez mais presente, em especial, quando direcionada a profissionais especializados. Tendo consciência destes acontecimentos, é importante pensar que muitas vezes é inevitável a mudança e a rotatividade nas empresas aumenta. Contribui também para isto a entrada das novas gerações no mercado de emprego.

Então, como devem as organizações gerir a presença de pessoas com necessidades diferentes e com uma constante vontade de crescer, e até mesmo, de mudar?

É preciso uma adaptação à presença de diferentes gerações no mesmo espaço de trabalho, e muitas vezes, na mesma equipe. O fluxo de feedback precisa de acontecer regularmente e de forma multi direcional, para que se assegure o melhor funcionamento das equipes e daí, também, uma produtividade superior. Do mesmo modo, importa considerar que a saída de funcionários das organizações e mudança de emprego é natural e não significa que exista descontentamento ou que, por exemplo, exista uma futura transmissão de má imagem da empresa previamente integrada. Os antigos funcionários podem ser brand ambassadors da organização que deixaram se daí saírem satisfeitos.

Eduardo_Marques_Lopes
Eduardo Marques Lopes
Marketing & Communications Director

Preparado para te candidatares às ofertas de emprego que temos para ti?

logo_blackx300

Quero estar a par das novidades

A Multipessoal poderá utilizar a informação que partilhas para te contactar sobre novidades ou campanhas de marketing. Por favor, confirma o teu interesse:
Podes cancelar a subscrição da newsletter a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails. Para obteres informações sobre a nossa Política de Privacidade, visita o nosso website.

Usamos o Mailchimp como plataforma de marketing. Ao clicares abaixo para subscrever, a informação será transferida para o Mailchimp para processamento.
logo_blackx300

Estamos totalmente disponíveis para resolver qualquer questão, basta entrar em contacto connosco!