Entrevista de trabalho remota: como te podes preparar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Com a situação atual, medidas destinadas a conter o surto, como o distanciamento social e políticas de teletrabalho, exigiram que as empresas fossem criativas nos seus processos de recrutamento.

Na Multipessoal anunciámos uma mudança para entrevistas de emprego online durante o surto. É a tecnologia que está a ser usada para manter a continuidade em muitos negócios e as apps que permitem videoconferências, como Skype, WeChat Work, Zoom e Slack, aumentaram a sua utilização em quase cinco vezes desde o início do ano, segundo dados da Technology News.

Apesar de parte dos negócios terem abrandado, verdade é que muitos outros aumentaram as suas operações ou adaptaram-se recorrendo a novos sistemas. Como resultado disso, houve necessidade de aumentar também o volume de recrutamento em áreas, como são exemplo a logística e o setor de sistemas de redes informáticas.

Para muitas empresas em Portugal já fazia parte do processo de recrutamento uma ou mais fases através de videochamada. Por isso, para muitas delas, a diferença pautou-se por alargar o conceito e aplicá-lo a todo o processo, acreditando sobretudo na capacidade e na experiência do candidato em detrimento do contacto presencial.

No entanto, este momento que vivemos marca uma nova era para muitos entrevistadores e entrevistados. Muitos daqueles que estão acostumados a entrevistas presenciais terão que mudar pela primeira vez os seus processos, adotando opções mais digitais, com recurso a entrevistas e/ou aplicação de testes aos seus candidatos, remotamente.

Por isso partilhamos algumas questões a considerar para os candidatos que tenham entrevistas através de videochamada:

Testa o equipamento e a rede:
Verifica previamente se o programa ou aplicação que irás utilizar está operacial e se o equipamento está conectado à internet. Caso a ligação seja por wi-fi tem em atenção se o local em que irá realizar a entrevista está próximo da origem do sinal.

Escolhe o local da videochamada:
Procura escolher um local que cumpra os seguintes critérios: iluminado, silencioso, com um fundo neutro (por exemplo uma parede monocromática) e com boa acústica. Adicionalmente e mais importante: tenta garantir que não serás incomodado por ninguém com quem estejas a partilhar o espaço.

Veste-te adequadamente:
A regra é simples: o cuidado que tens a vestir-te para uma entrevista remota não deve ser menor do que aquele que terias para uma conversa presencial.

Silencia o telemóvel:
Mesmo em modo vibração, na maior parte dos casos é perfeitamente audível pelo entrevistador o ruido provocado pelo telemóvel. Para além disso, será um foco de distracção para ti.

Postura:
Posiciona-te entre 40 a 50 cm da câmara e mantém-na com inclinação em direção aos teus olhos. O ideal é que o teu rosto fique perfeitamente visível assim como metade do teu tronco. Quando falares tenta olhar para a câmara, como se estivesses a olhar, nos olhos, o entrevistador.

eb6c0d78-3118-4fdf-9eb9-d9dc84161ba3
Mariana Branco de Oliveira
Manager Recrutamento e Seleção Especializado | IT

Preparado para te candidatares às ofertas de emprego que temos para ti?

logo_blackx300

Quero estar a par das novidades

A Multipessoal poderá utilizar a informação que partilhas para te contactar sobre novidades ou campanhas de marketing. Por favor, confirma o teu interesse:
Podes cancelar a subscrição da newsletter a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails. Para obteres informações sobre a nossa Política de Privacidade, visita o nosso website.

Usamos o Mailchimp como plataforma de marketing. Ao clicares abaixo para subscrever, a informação será transferida para o Mailchimp para processamento.
logo_blackx300

Estamos totalmente disponíveis para resolver qualquer questão, basta entrar em contacto connosco!