Cultura Organizacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A cultura empresarial é o elemento agregador entre colaboradores e lideranças que permite a partilha de um tema comum entre todos os que integram a empresa, enquanto possibilita também um verdadeiro trabalho em equipe. A importância da cultura organizacional está para além da necessidade de ter um resumo dos objetivos do negócio e ambições gerais, sendo fundamental para criar um ambiente de trabalho saudável e potenciador de bem-estar. Falamos da escassez de talento e da necessidade de manter os colaboradores interessados e integrados, mas esquecemo-nos muitas vezes de perceber o que lhes permite este sentimento de integração e o que lhes confere a motivação no trabalho.

As pessoas são tão mais produtivas quanto melhor é o seu humor. É preciso que se considere esta premissa e perceba as vantagens de ter colaboradores satisfeitos epara tal, as próprias organizações têm de criar ambientes propícios para que desta relação de causalidade se retire o melhor de, e para todos.

Os trabalhadores atuais, e do futuro, e em especial as novas gerações, já não se contentam com o trabalho das 9h às 18h que lhes garante estabilidade financeira e pouco mais. As pessoas procuram um desenvolvimento constante, sentido de responsabilidade e, como resultado disso, realização.

As pessoas sentem-se motivadas quando, para além do rendimento esperado e das condições básicas como um contrato de trabalho, conseguem perceber o propósito das tarefas que desenvolvem e também aqui a cultura organizacional é fundamental. Para se perceber como as pessoas entendem o seu propósito e vivenciam a cultura empresarial, deve dar-se espaço e até motivar a partilha de feedback multi-direcional. Neste tanto as lideranças como cada elemento da equipa tem oportunidade de partilhar o que pensa, pretende e quais as ambições profissionais.

As organizações que têm acompanhado o mercado vivenciam mudanças variadas e recorrentes, devendo integrar novos colaboradores sem se esquecer de valorizar aqueles que se fidelizaram, enquanto profissionais. Para tal, o passo acertado é garantir que a cultura organizacional foi e é vivenciada por todos os que estabelecem alguma relação com a empresa. 

Eduardo_Marques_Lopes
Eduardo Marques Lopes
Marketing & Communications Director

Preparado para te candidatares às ofertas de emprego que temos para ti?

logo_blackx300

Quero estar a par das novidades

A Multipessoal poderá utilizar a informação que partilhas para te contactar sobre novidades ou campanhas de marketing. Por favor, confirma o teu interesse:
Podes cancelar a subscrição da newsletter a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails. Para obteres informações sobre a nossa Política de Privacidade, visita o nosso website.

Usamos o Mailchimp como plataforma de marketing. Ao clicares abaixo para subscrever, a informação será transferida para o Mailchimp para processamento.
logo_blackx300

Estamos totalmente disponíveis para resolver qualquer questão, basta entrar em contacto connosco!