Como tirar o melhor partido do teletrabalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O teletrabalho é uma realidade presente em algumas áreas, ou para alguns profissionais a operar, por exemplo, em freelance. No entanto é também ainda uma novidade em muitos setores de atividade o que pode suscitar dúvidas sobre os melhores métodos e práticas a adotar quando estamos em casa – pensamos nós desregrados – e queremos focar-nos.

Sabemos que existem distrações várias, a desassociação do espaço familiar ao trabalho e ainda em muitos casos os nossos familiares a partilhar o espaço connosco. Então, como podemos garantir ser tão – ou mais – produtivos em casa do que no escritório?

  1. Cria um ambiente de trabalho
    Organiza o teu local de trabalho em casa de forma confortável, com todo o material necessário junto a ti para que não precises de te deslocar mais do que o essencial – tal como no local de trabalho habitual. Evita os snacks perto de ti (esses são para as pausas) mas mantém-te hidratado! Se possível, trabalha próximo de uma fonte de luz natural.
  2. Minimiza as distrações
    Estando em casa é possível que tenhamos a companhia de crianças, animais, televisões e outros aparelhos perto de nós. Pensa de início quais podes gerir, e de que modo, para conseguires manter a concentração. É uma boa prática utilizar música de fundo que propicie a atenção e nos dê algum conforto.
  3. Gere as expectativas
    As tuas e, caso não estejas sozinho, as daqueles que estão à tua volta. Define horários de trabalho e de pausa que sejam favoráveis para todos. Não vale a pena ignorares a presença dos que estão contigo porque não vai ser possível. Tenta sim, gerir as expectativas de todos, conversando com eles e estabelecendo atividades e pausas para todos nos mesmos horários.
  4. Modo trabalho: ON
    Mesmo estando em casa é importante que algumas rotinas se mantenham: estabelece um horário de trabalho e de refeições, veste-te e adapta a tua rotina habitual à de casa. Podes aproveitar para utilizar um estilo mais casual mesmo que não seja o costume mas, por favor, não fiques de pijama todo o dia. Quaisquer outras medidas que te liguem à rotina de trabalho e sejam possíveis em casa, devem ser consideradas!
  5. Mantém o contacto com os teus colegas
    Mantém o contacto com a tua equipa e colegas através de chamadas, vídeo chamadas, e-mail e telefone. As reuniões podem continuar a acontecer remotamente e os tempos de convívio também!
  6. Faz pausas
    É normal que se estiveres em casa durante vários dias, o trabalho comece a ser uma boa companhia mas continuas a precisar de fazer pausas, mesmo estando no ambiente mais confortável. Pára para as refeições, para descansar, para responder com calma aos que estão contigo.
Susana_Barreiros
Susana Barreiros
Human Resources Director

Preparado para te candidatares às ofertas de emprego que temos para ti?

logo_blackx300

Quero estar a par das novidades

A Multipessoal poderá utilizar a informação que partilhas para te contactar sobre novidades ou campanhas de marketing. Por favor, confirma o teu interesse:
Podes cancelar a subscrição da newsletter a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails. Para obteres informações sobre a nossa Política de Privacidade, visita o nosso website.

Usamos o Mailchimp como plataforma de marketing. Ao clicares abaixo para subscrever, a informação será transferida para o Mailchimp para processamento.
logo_blackx300

Estamos totalmente disponíveis para resolver qualquer questão, basta entrar em contacto connosco!