Como ter uma boa carta de apresentação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Uma carta de apresentação que cumpra o seu objetivo pode aumentar bastante a probabilidade de sermos chamados para uma entrevista de emprego. Tendo isto em conta, lembremo-nos de que a carta deve ser honesta e prender a atenção do recrutador que a lê. Para isso, podemos considerar algumas dicas:

Tratar a pessoa pelo nome: dirigir a carta de apresentação especificamente ao recrutador responsável pela gestão da oferta a que se faz a candidatura, ou ao diretor de RH da empresa – a maior parte das vezes conseguimos encontrar esta informação online. Quando estes dados não estão disponíveis, podemos dirigir a carta à organização que está a contratar e para a qual estamos a concorrer.

Personalizar: falar especificamente do cargo a que te candidatas e do porquê de seres o melhor para o preencher. Não utilizar apenas traços genéricos ou características que não sejam concordantes com a organização.

Ser original: aqui a falta de criatividade não é uma desculpa. Achas que não consegues apresentar algo que te distinga dos outros candidatos? Conta a tua história, garanto que será única! Mas não faças uma cópia do teu CV, não é isso que o recrutador quer ver… podes aqui utilizar mais informação pessoal de relevância, como os teus interesses, cursos, formações e até motivações.

Mostrar motivação no trabalho: Explicar porque te candidatas àquela vaga em específico, o que tens para oferecer e o porquê de estares a fazer esta mudança (qualquer que seja a posição profissional anterior).

Mostrar os dotes de comunicação: ao escrever uma carta de apresentação transmite-se a clareza do raciocínio, a noção profissional, a forma como se escreve e a capacidade de construir uma narrativa concisa mas explicativa.

Questões técnicas:

– Não escrevas mais de uma página A4

– Não procures e não utilizes conceitos generalistas

– Se não quiseres apresentar por escrito, por que não utilizar um formato diferente? Podes recorrer ao vídeo, ou a uma apresentação em formato digital ou outro meio com o qual te sintas confortável. O mais importante é que seja uma apresentação, não é que seja uma carta escrita…

A apresentação, seja em que formato for, tem de ser honesta e dar conhecimento ao recrutador sobre o teu percurso profissional, as competências desenvolvidas e o porquê de ser o melhor fit para o cargo a que te candidatas.

Boa-sorte!

Mariana_Neto_Carmo
Mariana Neto Carmo
Marketing Analyst

Preparado para te candidatares às ofertas de emprego que temos para ti?

logo_blackx300

Quero estar a par das novidades

A Multipessoal poderá utilizar a informação que partilhas para te contactar sobre novidades ou campanhas de marketing. Por favor, confirma o teu interesse:
Podes cancelar a subscrição da newsletter a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails. Para obteres informações sobre a nossa Política de Privacidade, visita o nosso website.

Usamos o Mailchimp como plataforma de marketing. Ao clicares abaixo para subscrever, a informação será transferida para o Mailchimp para processamento.
logo_blackx300

Estamos totalmente disponíveis para resolver qualquer questão, basta entrar em contacto connosco!