Como te podes destacar numa entrevista de emprego

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Há vagas de emprego para as quais a escolha de candidatos pode ser complicada pela baixa oferta de profissionais na área; ou situações como entrevistas de grupo, ou até entrevistas de trabalho em que não existe um contacto presencial com o recrutador em fases iniciais. Em qualquer cenário podemos trabalhar para nos destacarmos!

Podes ter um currículo criativo ou um currículo simples e fácil de entender, as melhores capacidades técnicas e até ser naturalmente simpático e dotado do dom da comunicação. Mas a verdade é que, tudo isso os outros candidatos também podem ter e ser. Então, mostra que és a pessoa ideal para o cargo, e que o cargo é o ideal para ti. Como?

1.   Pesquisa!

É uma necessidade constante em todos os processos de candidatura a um novo emprego. A diferença aqui é que, provavelmente, não serás o único a fazê-lo e precisas de te destacar. Saber de cor o “sobre nós” da empresa não é suficiente.

Procura notícias sobre a empresa a que te candidatas, eventos, relatórios e estudos e fala disso mesmo no momento da entrevista de trabalho: dos resultados claros e do que acontece e é visto por alguém de fora.

Enquanto fazes a pesquisa, vais também perceber as palavras-chave, os temas mais abordados e conseguirás formar um discurso que vai ao encontro da identidade da organização.

2.   Não sejas competitivo

Quando sabes que há mais candidatos para o lugar que tentas ocupar é normal que queiras mostrar que sabes mais, que estás mais disponível, que queres aquela vaga mais do que outra pessoa, mas cuidado… não acabes por sabotar a presença dos outros, e a tua por consequência.

Destacar-te-ás se, em contacto com outros candidatos, mostrares que és um bom colega de equipe, capaz de trabalhar bem em grupo, salientando as tuas melhores competências e reconhecendo as daqueles que te rodeiam.

3.   Mostra interesse em aprender, resiliência e criatividade

Mostra que te interessas pelo que ouves: tira apontamentos e coloca questões pertinentes. Tenta também transmitir a tua criatividade e resiliência, que são as características das quais os recrutadores se vão lembrar uma vez que são procuradas em grande parte dos perfis profissionais.

4.   Tem atenção à tua Marca Pessoal

Deixa uma marca junto dos recrutadores, aumentando a possibilidade de se lembrarem de ti e do teu nome, no fim da entrevista. Isto consegue-se através de passos simples como:

– Despede-te das pessoas, em especial do recrutador, referindo o nome dele e dando um aperto de mão, por exemplo.

– Não deixes lixo na sala onde foste entrevistado: a garrafa de água que usaste, os post-its, papéis ou quaisquer outros materiais devem ser levados por ti para o lixo no final da entrevista.

– Deixa um CV e uma carta de apresentação que entregas em mão aos recrutadores, se ainda não o tiveres feito.

5.    Dá uso às capacidades e competências ganhas anteriormente

Em situação de procura de um novo trabalho, não desvalorizes a tua experiência anterior, mesmo que numa área diferente daquela a que agora te candidatas. Aprende a apresentar as tuas capacidades, conhecimento e experiência adaptadas para o papel que pretendes assumir. Assim, ainda te mostras multifacetado!

Boa sorte!

Mariana_Neto_Carmo
Mariana Neto Carmo
Marketing Analyst

Preparado para te candidatares às ofertas de emprego que temos para ti?

logo_blackx300

Quero estar a par das novidades

A Multipessoal poderá utilizar a informação que partilhas para te contactar sobre novidades ou campanhas de marketing. Por favor, confirma o teu interesse:
Podes cancelar a subscrição da newsletter a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails. Para obteres informações sobre a nossa Política de Privacidade, visita o nosso website.

Usamos o Mailchimp como plataforma de marketing. Ao clicares abaixo para subscrever, a informação será transferida para o Mailchimp para processamento.
logo_blackx300

Estamos totalmente disponíveis para resolver qualquer questão, basta entrar em contacto connosco!