Como alcançar o sucesso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Fala-se em hard e soft skills, na adaptação das organizações e dos colabores aos novos modelos de negócio e ao mercado de trabalho em evolução. Mas quando esta adaptação acontece, o que se espera dos colaboradores neste presente, que já é quase futuro? E como podemos superar as expectativas para que a motivação no trabalho nos leve a querer, e fazer por, alcançar o sucesso?

É necessário que se entenda que a distinção entre a importância de capacidades técnicas e competências comportamentais é cada vez menor e ambas são consideradas pelos empregadores em processos de recrutamento. Vejamos então quais são as capacidades necessárias para se ser um bom trabalhador e nas quais te podes destacar, sabendo assim, como alcançar o sucesso!

1.     Competências técnicas aprimoradas e adaptadas ao mercado. Cada vez mais se pede especialização numa área, sem perder o bom senso de continuar atualizado em relação ao que se passa à nossa volta.

2.    Disponibilidade e interesse em aprender na nossa área e em outras de interesse para a organização que integramos.

3.    Capacidade de leitura e interpretação de dados.

4.    Conhecimento e análise dos novos meios de comunicação – saber analisar a forma, isto é, fatores como o grafismo ou a linguagem utilizada é são fonte de distinção uma vez que o que a maior parte de nós faz, é apenas ler e interpretar o conteúdo.

5.    Capacidade de filtrar informação, saber onde procurar e como tratar essa mesma informação.

6.    Habilidade de trabalhar em contacto com diversos contextos culturais e saber retirar daí todas as aprendizagens, sendo o mais óbvio, as diferentes línguas faladas.

7.     Pensamento crítico e disruptivo: ir mais além, apresentar sugestões e propor soluções quando tal se justifica.

8.    Inteligência social, isto é, a capacidade de entendimento e conexão com os outros que se torna fundamental, tendo em conta a importância crescente do trabalho em equipe.

9.    Trabalhar produtivamente em equipe, muitas vezes, virtualmente.

10.  Os clássicos: responsabilidade e motivação!

Enquanto colaboradores sentimo-nos uma mais-valia para as organizações quando encontramos no trabalho que desenvolvemos um propósito que nos acrescenta algo, assim como aos que nos rodeiam ou ao público com quem trabalhamos. Mas este sentimento deve também ser por cada um de nós fomentado, acreditando que há sempre hipótese de ser melhor no que se faz. Assim, podemos tornar o trabalho mais desafiante, e será aqui que nos encontraremos mais perto do sucesso.

Mariana_Neto_Carmo
Mariana Neto Carmo
Marketing Analyst

Preparado para te candidatares às ofertas de emprego que temos para ti?

logo_blackx300

Quero estar a par das novidades

A Multipessoal poderá utilizar a informação que partilhas para te contactar sobre novidades ou campanhas de marketing. Por favor, confirma o teu interesse:
Podes cancelar a subscrição da newsletter a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails. Para obteres informações sobre a nossa Política de Privacidade, visita o nosso website.

Usamos o Mailchimp como plataforma de marketing. Ao clicares abaixo para subscrever, a informação será transferida para o Mailchimp para processamento.
logo_blackx300

Estamos totalmente disponíveis para resolver qualquer questão, basta entrar em contacto connosco!