A importância da flexibilidade no negócio como resposta ao novo normal

Andreia Diniz pb. jpg
Andreia Diniz
Senior Account Manager

Muito se tem falado sobre a atual situação mundial que afetou os mercados de forma tão inesperada e sem precedentes. Então, e como podem os negócios impulsionar-se neste novo normal?

Assistimos a setores de grande importância nacional como o da indústria, a mergulharem na incerteza e, rapidamente percebemos que para enfrentar o cenário atual, a mudança é uma necessidade iminente. Mudança essa que assume hoje novos contornos porque atua de forma mais profunda do que aquela que andava, de forma ponderada, a acontecer. Mais do que mudar o local de trabalho, implementar processos digitais ou trabalhar a comunicação externa e posicionamento no mercado, significou a transformação da cultura de várias organizações.

O papel da cultura organizacional

As empresas com uma cultura muito conservadora relativamente aos seus valores, tradições e métodos de trabalho foram forçadas a alterar as suas práticas, políticas e comportamentos de forma a manterem a sua competitividade no mercado. A necessidade de subsistir prevaleceu à falta de vontade, ou até incapacidade, de mudar padrões antigos de gerar negócios. Temos, como exemplo, a adoção massiva do trabalho remoto (nos setores e funções que assim o permitem) e alteração de reuniões presenciais para reuniões digitais. E se pensarmos que para muitas empresas estas alterações não faziam parte do seu plano estratégico a curto e médio prazo, percebemos a mudança drástica na identidade dessas empresas.

A mudança

Por outro lado, também sabemos que os momentos de crise podem resultar em novas oportunidades, como foi o caso da aceleração digital de inúmeras empresas para se adaptarem a esta nova realidade. Agora vivemos um ambiente descentralizado, no qual a dedicação, criatividade e investimento na inovação se revelaram pontos-chave para a adaptação ao momento que vivemos.

Tendo em conta esta mudança dos contextos empresariais verificamos que a flexibilidade e a resiliência assumem um papel crucial para a competitividade das empresas. É neste contexto que a utilização do trabalho temporário representa uma solução ágil e eficiente que permite dar suporte às empresas para impulsionarem o seu negócio. Isto porque possibilita a adaptação da sua força de trabalho às variações e incertezas do mercado e da sociedade, como é o caso da pandemia que, naturalmente, vão interferir na conjuntura económica. Ao permitir uma maior flexibilização dos recursos, o trabalho temporário vem também responder às necessidades que as empresas têm de aumentar a eficácia e produtividade de um modelo de gestão que lhes permita fazer face a imprevistos de produção, ausências inesperadas de colaboradores ou até dar resposta a situações de sazonalidade.

A estratégia e as soluções personalizadas possibilitadas por este modelo de trabalho e de contratação para responder às necessidades específicas das organizações aumentam a eficiência nas áreas em que a empresa mais precisa, além de facilitarem consideravelmente a gestão dos colaboradores.

Do ponto de vista dos candidatos assistimos muitas vezes à necessidade de trabalhar em horários diferentes, em regimes de turnos, o interesse pela diversidade de experiências e abrangência nas áreas em que se trabalha. Também as novas gerações procuram, muitas vezes, aprendizagens distintas, sejam elas de cariz funcional ou não, e experiências profissionais que possam conciliar com outras atividades.

O tão falado regresso à normalidade vai depender, em larga escala, do talento certo no lugar certo e, por isso, a diferenciação das empresas irá depender do seu capital humano para impulsionar de forma estratégica o seu negócio.

Preparado para te candidatares às ofertas de emprego que temos para ti?

APRESENTAçÃO CORPORATIVA

Sugestões e Reclamações

Participação de Assédio

PEDIDOS DE ORÇAMENTO

logo_blackx300

Quero estar a par das novidades

Podes cancelar a subscrição da newsletter a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails. Para obteres informações sobre a nossa Política de Privacidade, visita o nosso website.