5 Passos para ter a melhor presença numa apresentação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Saber que vamos fazer uma apresentação para um grande número de pessoas, para um número mais reduzido de pessoas que não conhecemos ou mesmo só para uma pessoa num cenário como a apresentação pessoal numa entrevista de emprego pode ser uma preocupação… mas não precisa!

É normal que fiques nervoso, aceita isso mas não te rendas. Partilhamos cinco dicas para garantir o teu sucesso na próxima vez em que estiveres num destes cenários.

1.   Conhecer o público previamente

Saber, se possível, para quem vamos falar e adaptar o discurso para quem o vai ouvir. Ter em consideração os interesses do interlocutor ou da audiência, a entoação a utilizar e até o vocabulário.

2.   Adequar o volume da voz ao espaço

Pode parecer um pormenor, mas a verdade é que é de extrema importância que a altura e colocação da voz sejam adaptadas ao espaço onde falamos. Sabes que se falares demasiado baixo, vais passar a ideia de estar nervoso, assustado e pouco confiante? Mas se falares demasiado alto a tua audiência vai assumir a transmissão de uma mensagem de altivez e presunção da tua parte. Encontra o volume correto para o espaço que te envolve e coloca a voz de forma adaptada.

3.   Esquematizar a apresentação

É mais fácil memorizar esquemas e lembrar imagens do que apoiarmo-nos em texto corrido para desencadear uma apresentação. Para além disso, o próprio processo de esquematizar ajuda-nos a processar a informação e percebê-la melhor porque se suporta numa sequência lógica mais fácil de lembrar.

4.   Treinar em voz alta a apresentação

Treina a tua apresentação em voz alta, grava e ouve, treina até em frente a um espelho… experimenta e descobre qual o melhor método para ti, o importante é que no fim da experiência sejas capaz de reconhecer o que fizeste bem, o que correu pior e o que podes melhorar ou contornar.

5.   Ser auto crítico

Olha para a tua apresentação na perspetiva de espectador. Pensa se o que dizes é interessante e tem algo de novo, se falas num tom entusiasta na medida certa e se és cativante. O registo das entrevistas de trabalho, por exemplo, deve acompanhar o tom habitual de uma conversa, considerando o entusiasmo previsto mas não perdendo a seriedade.

No fim de contas, lembra-te que vais falar com pessoas, que é uma prática comum do dia-a-dia da maioria. E se vais fazer uma apresentação, o mais provável é que seja sobre um tema que conheces bem e com o qual estás confortável. Se estás numa entrevista de emprego, é o teu percurso e perfil profissional que tens de apresentar e, também este, te é um tema familiar.

Se seguires estas dicas, o mais provável é que os nervos não levem o melhor de ti!

Mariana_Neto_Carmo
Mariana Neto Carmo
Marketing Analyst

Preparado para te candidatares às ofertas de emprego que temos para ti?

logo_blackx300

Quero estar a par das novidades

A Multipessoal poderá utilizar a informação que partilhas para te contactar sobre novidades ou campanhas de marketing. Por favor, confirma o teu interesse:
Podes cancelar a subscrição da newsletter a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails. Para obteres informações sobre a nossa Política de Privacidade, visita o nosso website.

Usamos o Mailchimp como plataforma de marketing. Ao clicares abaixo para subscrever, a informação será transferida para o Mailchimp para processamento.
logo_blackx300

Estamos totalmente disponíveis para resolver qualquer questão, basta entrar em contacto connosco!