5 Medidas essenciais para te candidatares a um emprego

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os processos de procura do primeiro emprego, ou de mudança de emprego, podem ser facilitados através de passos simples. Aqui partilhamos cinco medidas que podem simplificar o procedimento, contornando o stress, a preocupação e até a frustração que podemos sentir.

  1. Atualizar o Currículo: Considerar não só a formação académica e a experiência profissional, mas também a participação em projetos e eventos que ilustram as melhores competências profissionais é uma forma de mostrarmos os nossos interesses. Para além disso, podemos considerar colocar uma apresentação pessoal no CV, onde mostramos realmente quem somos e aquilo que procuramos pessoal e profissionalmente.
  2. Adaptar o CV à posição e empresa para onde nos candidatamos: Dentro do mesmo setor e da mesma atividade existem cargos diferentes ou o mesmo cargo com denominações distintas aos quais, provavelmente, te irás candidatar. Indica especificamente ao que te propões, considerando o modo como as organizações o denominam.
  3. Fazer um estudo de mercado: Analisar as empresas do setor onde pretendes trabalhar através de uma pesquisa online, ou até perguntando a algumas pessoas quais as empresas que conhecem no setor. Procura informação sobre as organizações e candidata-te àquelas com as quais te identificas. Não vale a pena enviares o CV para organizações onde, na eventualidade de uma proposta, não vais querer trabalhar.
  4. Adaptar o discurso a cada uma das empresas a que te candidatas: Procura a informação que a empresa disponibiliza e entende o tom em que comunicam, tanto nas suas próprias plataformas como o website ou redes sociais online, como na presença pública, como os meios de comunicação social. Replica este tom, mostrando de início que te aproximas ao posicionamento da empresa. Na procura do primeiro emprego esta dica é fundamental. A pressa de encontrar trabalho não pode toldar a tua posição e levar a que abdiques da personalização da candidatura.
  5. Explicar claramente o que tens para acrescentar à organização e ao cargo a que te candidatas, ao mesmo tempo que explicas o porquê de quereres ingressar em determinada organização. Do mesmo modo que queres ser reconhecido enquanto trabalhador, também as empresas querem ser valorizadas como empregadoras.

Ao cumprires estes cinco passos essenciais vais facilitar o processo de candidatura a um emprego, mesmo que seja ao primeiro emprego, e aumentar as possibilidades de ser chamado para uma entrevista de trabalho! Boa sorte!

Mariana_Neto_Carmo
Mariana Neto Carmo
Marketing Analyst

Preparado para te candidatares às ofertas de emprego que temos para ti?

logo_blackx300

Quero estar a par das novidades

A Multipessoal poderá utilizar a informação que partilhas para te contactar sobre novidades ou campanhas de marketing. Por favor, confirma o teu interesse:
Podes cancelar a subscrição da newsletter a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails. Para obteres informações sobre a nossa Política de Privacidade, visita o nosso website.

Usamos o Mailchimp como plataforma de marketing. Ao clicares abaixo para subscrever, a informação será transferida para o Mailchimp para processamento.
logo_blackx300

Estamos totalmente disponíveis para resolver qualquer questão, basta entrar em contacto connosco!