Os Profissionais Lean da Logística

8 de Janeiro de 2015 - Autor: Marco Arroz

 marcoarroz

 

A atividade logística atual é estimulada por processos de melhoria contínua. Cada vez mais, os profissionais inseridos na cadeia logística são solicitados a assumir responsabilidades na gestão Lean.

 

É do conhecimento geral que a atividade logística, seja de empresas prestadores de serviços na área ou de organizações que atuam nos diversos setores da indústria e do comércio, envolve elevadas despesas. Dentro desses custos, a atividade de movimentação e de armazenagem de materiais, assume um importante peso no orçamento desta divisão. 

 

Efetivamente, estas operações raramente acrescentam valor ao produto, pelo que a otimização das mesmas se tornou crítica, dada a sua importância e complexidade.

 

Neste sentido, as diferentes etapas como a receção, a armazenagem, o picking, a preparação da expedição e o envio para o cliente, carecem de uma organização que possibilite diminuir os desperdícios na cadeia logística e otimizar a produtividade.
Lean Aplicado ao Armazém

 

A abordagem recorrente ao conceito de Lean enquanto filosofia de produção nascida no setor automóvel, tem sido uma realidade implementada com resultados positivos. Após o mapeamento do fluxo de valor, são aplicadas metodologias e ferramentas Lean com o intuito de reduzir custos e tempo de processamento e aumentar a produtividade. Este processo de melhoria contínua e de eficiência, frequentemente associado à indústria, está a assumir cada vez mais uma utilidade junto de coordenadores logísticos, de diretores de transportes e de responsáveis de armazém, estejam inseridos em operadores logísticos, transportadoras ou no cliente final.

 

Enquanto consultor de recrutamento na área da Logística, tenho tido a oportunidade de conhecer variados profissionais do setor que possuem formação em sistemas de logística Lean (inbound e outbound), conhecimento de modelos de otimização de rotas e redução de custos de transportes, bem como de software específico. A proliferação de ações de formação nesta área vem confirmar não apenas que esta metodologia, bem aplicada e acompanhada, contribui efetivamente para a criação de valor reduzindo os desperdícios, mas também a tendência de solicitação, por parte do mercado de trabalho, destes conhecimentos. Tendo abordado recentemente alguns profissionais na área da logística integrada, afiro a mais-valia que estes saberes e experiência prática podem aportar à função em ambiente de armazenagem, movimentação e transporte. É frequente identificar anúncios de emprego para a área da logística e de transporte que tenham no seu conteúdo a importância de conhecimentos em conceitos como 5S ou Six Sigma.

 

Estando estes requisitos a assumirem cada vez maior relevo no momento de seleção de um candidato, estamos a assistir a uma “profissionalização” do Lean aplicado à Logística e Transportes. Seguramente, possuir conhecimento e formação em áreas de melhoria contínua  aplicadas ao seu setor de experiência, concede a um candidato maior hipótese de alcançar a posição.aplicadas ao seu setor de experiência, concede a um candidato maior hipótese de alcançar a posição.

Service Trabalho Temporário Sourcing Outsourcing Training Consultoria, Formação e Eventos Msearch Recrutamento e Selecção Medical Outsourcing na área da Saúde Upgrade Outsourcing na área das TI Field Marketing