Numa altura em que as palavras de ordem nos recursos humanos e recrutamento são a captação e retenção de talento, e o turnover e desajustes no mercado crescem, importa entender o que é o employer branding e como pode este conceito ser trabalhado para ter uma usabilidade visível.
O que é o Employer Branding?
O employer brading é o conjunto de ações tomadas para gerar no mercado uma imagem positiva da organização. Tem vindo a mostrar a sua importância pelo cenário competitivo nas mais variadas áreas. Muitas vezes impulsionado pela falta de profissionais de diferentes perfis no mercado. Para além disso, funciona também como uma medida de prevenção do turnover. Isto porque qualquer colaborador tem preferência por uma empresa com bom posicionamento.
Atualmente 73% das pessoas que procuram trabalho, fazem-no passivamente (segundo estudo do LinkedIn). Quanto melhor uma determinada marca se conseguir apresentar e fazer notar, mais recetividade terá no mercado. Será apresentada como mais interesse captará profissionais mais facilmente. Daí que seja uma necessidade básica que os empregadores trabalhem no employer branding.
Como o desenvolver?
Para as empresas que pretendem desenvolver o seu employer branding de forma ativa é necessário que preparem uma estratégia com um objetivo específico. A atuação será diferente consoante o que se pretende. Imaginemos dois cenários: chamar a atenção de novos colaboradores ou o foco em manter o equilíbrio orgânico, isto é, reter talento já contratado. Do mesmo modo, é necessário ter consciência de realidades e objetivos mensuráveis – como as questões financeiras; e não mensuráveis – como a cultura empresarial. Depois, é necessário considerar a base de qualquer campanha que se pretenda fazer: a comunicação.
A comunicação deve ser totalmente adaptada ao target que a organização pretende trabalhar assim como a identificação da persona deve ser clara. Só assim se responde verdadeiramente às necessidades do público que se pretende atrair. E se – por exemplo – os colaboradores já integrados na organização conhecem as instalações da empresa e o seu dia-a-dia habitual, um novo profissional terá interesse em conhecer estes mesmos detalhes. Outra medida interessante é a divulgação de testemunhos de funcionários, que tornam a abordagem mais humana e natural.
Importa então, para que exista um employer branding favorável à organização, que este se baseie numa estratégia consciente. Esta trabalha sempre em função dos objetivos e públicos a atrair.
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