Outsourcing, um recurso para grandes e pequenos

26 de Janeiro de 2018

Há quem pense que o outsourcing na área dos Recursos Humanos (RH) é um exclusivo das grandes empresas, que apenas faz sentido para as organizações com alguma dimensão, acreditando que estas são as únicas que podem beneficiar de um serviço que se tem vindo a generalizar. Mas numa altura, como é a que vivemos, em que o empreendedorismo está na ordem do dia, em que se apoia e incentiva a criação do próprio negócio, com as micro e as pequenas empresas a tornarem-se cada vez mais um motor da economia e a conquistar o seu espaço no mundo dos negócios, o outsourcing ganha um novo protagonismo. Basta olhar para os números para o confirmar: de acordo com os dados do Pordata, a Base de Dados de Portugal Contemporâneo, em 2015 contavam-se 1.136.865 micro empresas, às quais se juntavam 37.515 de pequena dimensão. Afinal, as empresas, até as mais pequenas, são feitas de pessoas, pessoas a quem é preciso dar resposta a vários níveis. E essa gestão, embora necessária, acaba por se tornar mais uma tarefa a juntar às muitas que os gestores já têm em mãos e que podem tornar o trabalho esmagador e criar a sensação, tantas vezes real, de que dedicam a maior parte do seu tempo a lidar com papéis em vez de concentrarem a sua energia e o seu tempo no que mais interessa, fazer crescer a empresa.

É aqui que entra o outsourcing e as empresas que podem fazer esse trabalho, como o Grupo Multipessoal, assumindo as tarefas de recrutamento, que ganham cada vez mais protagonismo, sobretudo porque também agora, como nunca, não basta apenas preencher uma vaga, mas há que preenchê-la com os melhores, os mais preparados e mais qualificados, encontrar os talentos capazes de fazer a diferença. E isso exige tempo e conhecimentos, experiência de mercado, algo que muitas vezes as empresas não têm, mas que os fornecedores dos serviços de RH conhecem como ninguém.

Esta é uma realidade também para as empresas pequenas, cuja dimensão não justifica a criação de um departamento de recursos humanos. Para estas, como de resto, para todas, o outsourcing permite ter uma equipa com os melhores profissionais, a quem cabe a missão de gerir a folha de pagamentos, tratar da burocracia inerente ao trabalho, lidar com os impostos, fazer a gestão do risco, administrar os benefícios concedidos, fazer frente às tarefas e exigências do dia-a-dia.

Tudo isto são vantagens importantes. Mas no mundo dos negócios, há outra que na maioria das vezes pesa mais na equação: a económica. Tendo em conta que tempo é cada vez mais dinheiro, o outsourcing na área dos recursos humanos é também uma forma de gerar poupança para as empresas. E é isso que o Grupo Multipessoal pretende, encontrar uma forma de satisfazer as necessidades específicas dos seus clientes, em áreas tão diferentes como a indústria, as tecnologias da informação e telecomunicações, field maketing e shared services.

 

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