A Era da Digitalização, Já Era

20 de Março de 2017

A Era da Digitalização, Já Era

Neste V Barómetro realizado pela Human Resources, a Digitalização aparece como um dos grandes temas de 2017, mas na verdade, a Era da Digitalização já não é uma novidade. A digitalização eletrónica deu os seus primeiros passos entre 1950 e 1970 e virou-se uma página na evolução do homem.

A velocidade a que o desenvolvimento digital acontece tem sido intimidante, levando a dilemas de ética, invasão de privacidade, ou até desumanização das relações. Esta mudança pode-se equiparar à transição da Revolução Agrícola para a Industrial. A verdade é que o ser humano teve a capacidade de se adaptar e transformar.

O que é essencial é que a digitalização vá evoluindo a favor do homem e não contra. Estão identificados que os perigos da digitalização a nível laboral são, entre outros, a substituição de pessoas por máquinas, programas ou apps, dificuldades de adaptação por gerações, disponibilidade 24h dos colaboradores ou até a desumanização das relações.

Sabendo isso, cabe-nos a todos saber usar esta ferramenta poderosa a nosso favor, criando ganhos de eficiência e eficácia nas nossas empresas e no nosso trabalho. Simultaneamente deveremos estar atentos às adaptações necessárias na organização dos recursos humanos, nunca esquecendo a essência da inovação. Gary Hammel, guru da inovação dizia “As melhores inovações surgem da procura de ideais que são nobres e intemporais. As inovações que fazem mesmo a diferença realçam e enriquecem a vida.”

 

Alexandra Medeiros

Business Manager da Branding e Diretora de Mkt do Grupo Multipessoal

Service Trabalho Temporário Sourcing Outsourcing Training Consultoria, Formação e Eventos Msearch Recrutamento e Selecção Medical Outsourcing na área da Saúde Upgrade Outsourcing na área das TI Field Marketing