Um processo de recrutamento exemplar

14 de Fevereiro de 2017

Um processo de recrutamento exemplar

O sucesso de um processo de recrutamento culmina sempre na seleção do candidato. Se há 10 anos considerávamos exemplar um processo de recrutamento que implicasse a metodologia predefinida nos grandes livros de recursos humanos da época, em que ninguém ousava em alterar a mesma ou contornar algumas das fases do longo e moroso processo, hoje em dia, o conceito de processo exemplar é bem diferente. A urgência da empresa em selecionar o candidato ideal conduz o consultor a novas abordagens na identificação dos candidatos, tornando o processo bem mais célere mas não necessariamente menos complexo, rigoroso ou estruturado. 

Podemos partilhar a experiência de um processo concluído em uma semana, desde a adjudicação até à aceitação da proposta ao candidato. Neste caso em concreto, tratou-se de um perfil financeiro com especificidades técnicas bastante complexas, acrescentando a obrigatoriedade na fluência de dois idiomas estrangeiros (polaco e francês). Tendo em conta o nosso “pequeno mercado”, após pesquisa cirúrgica e posterior validação de um único candidato que preenchia todos os requisitos, partilhámos o mesmo com o cliente, que avançou de imediato para seleção. É importante referir, neste processo em particular, o nosso know-how acerca do perfil pretendido e da empresa, a nossa capacidade para inovar na pesquisa em novas fontes, bem como a rapidez com que ultrapassámos os desafios do processo, foram a chave para o sucesso do mesmo!

Cristina Rosa

Senior Manager Finance&Banking Msearch

Service Trabalho Temporário Sourcing Outsourcing Training Consultoria, Formação e Eventos Msearch Recrutamento e Selecção Medical Outsourcing na área da Saúde Upgrade Outsourcing na área das TI Field Marketing